domingo, 27 de setembro de 2009

PRENHEZ DE QUERÊNCIA CAL X C.A.SANSÃO NO TOP GIR MS



Prenhez de qualidade genética excepcional no leilão TOP GIR MS.

A doadora é a grande QUERÊNCIA TE DAL CAL (DALTON TE PATI CAL x FIDALGA RAPOSO CAL).

FIDALGA RAPOSO CAL, mãe de QUERÊNCIA, é IRMÃ PRÓPRIA de BENFEITOR RAPOSO CAL e possui lactação de 6.393 kg. BENFEITOR foi líder por 4 anos consecutivos do ranking Embrapa/ABCGIL e tricampeão progênie de pai na EXPOZEBU, com PTA Leite atual de 274,9 kg. Possui inúmeros filhos em central, dentre eles o atual líder, VAIDOSO DA SILVÂNIA, o 5º colocado, BARBANTE TE KUBERA e o 6º PIONEIRO DA CAL.

FIDALGA é também irmã materna de JAGUAR TE DO GAVIÃO, atual 3º colocado no ranking Embrapa/ABCGIL, com PTA de 469,2 kg. Ambos são filhos da famosa UMIDADE DA CAL.

DALTON TE PATI CAL, pai de QUERÊNCIA, é um dos principais raçadores do gir leiteiro. É pai de FB NEFRITA, que possui lactação de 9.041 kg e é conhecida como a maior mãe do gir leiteiro. É pai de HIDRÓLISE (10.484 kg), sendo portanto avô materno de PRATEADA TE CAL, grande campeã de pista e do torneio leiteiro da Expozebu 2008. É pai ainda de CA ÓRBITRA, que produziu ASTRO TE DE KUBERA, além de ser pai de FB NORDESTINA e várias outras grandes vacas.  É pai também de diversos touros de central, tais como LANCELOT TE DA PALMA, HERÓI DALTON CAL, CAPRICHO TE DA SILVÂNIA, CENÁRIO TE DA SILVÂNIA e RADIADOR TE CAL. Seu PTA leite é de 105,6 KG (Embrapa/ABCGIL 2009).


O acasalamento é com C.A. SANSÃO, que foi líder do ranking EMBRAPA/ABCGIL nos anos de 2004 a 2008 e atualmente é líder do ranking ABCZ/UNESP, com PTA de 893,97 kg.